Agora é que pobre irá morrer de fome, o pior é que pobre já não come

FMI adverte que biocombustíveis pode encarecer alimentos

Fonte: JM

·  Agência ANSA

Quarta-feira, 17/10/2007 – 22h31min

 

Washington – O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliou hoje que o uso de produtos agrícolas como matéria-prima para a produção de biodiesel "pode ter sérias implicações na demanda de alimentos, se continua a expansão deste tipo de combustíveis".

O FMI dedicou um espaço especial na sua nova edição das Perspectivas da economia mundial a respeito da questão, perguntando-se "quem se prejudica com o aumento do preço dos alimentos?".

"Durante o ano passado, os preços de alguns produtos alimentícios, principalmente o milho, a soja e o trigo aumentaram substancialmente", descreveu o Fundo em seu relatório, difundido em coincidência com a reunião que está promovendo essa semana em Washington junto ao Banco Mundial.

Ao examinar o "impacto do aumento do uso de alguns produtos alimentícios como base para combustíveis", o FMI admitiu que os acontecimentos deste setor "têm significado particular para os países de baixa renda, devido à grande exposição de suas populações às flutuações dos preços dos alimentos".

A instituição diz que os países "ganhadores" nesta situação são os exportadores de alimentos, que encontram altos preços em suas exportações. Na América Latina, destacou Argentina, Chile e Bolívia.

Mas, ao mesmo tempo, os altos preços internacionais dos alimentos representam grande "pressão sobre o custo de vida", aponta, tanto de maneira direta quanto indireta, através do "potencial impacto nos preços de produtos não-alimentícios".

A inflação média nos preços internos dos alimentos cresceu ao redor de 4,5% nos primeiros quatro meses de 2007 em relação ao mesmo período de 2006, indicou o relatório do FMI. Mas este índice supera os 9% nos países em desenvolvimento, enfatizou.

Em uma nota mais positiva, o Fundo considerou que este impacto negativo do uso crescente de milho ou soja para a produção de biodiesel sobre as populações dos países em desenvolvimento será "mitigado a longo prazo" graças aos "avanços tecnológicos".

 

Anúncios

About the post

Notícias e política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s