CUIDADO COM A LUGAÇÃO QUE VOCÊ RECEBE! PODE SER UM BANDIDO!!

A Próxima vitima pode ser você

O choro e o pedido assustam quem está do outro lado da linha. O desespero provoca um abalo emocional tão forte que a vítima acredita ter escutado a voz de algum parente em perigo. "É incrível como nessa hora as vozes se parecem, eu tinha certeza de que era meu filho no telefone", relata uma vítima, que prefere não se identificar. Muitos não acreditam no trote criminoso, mas a dúvida faz com que a maioria acate as ordens dos bandidos.

Presídios cariocas, é onde o golpe do falso seqüestro começou, há cerca de três anos. Estima-se que o golpe renda aos criminosos cerca de R$ 500 mil por mês. A estratégia utilizada pelos golpistas é manter a vítima presa ao telefone, impossibilitando-a de pensar com clareza e entrar em contato com algum parente. "Ocorre o estreitamento do campo da consciência, a pessoa se perde", explica Eduardo Santos, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da USP.

Na maioria dos casos, ou em todos, a escolha da vítima é aleatória. O delegado Wagner Giudice, que investiga essa tática criminosa, explica. "É uma questão de sorte, presumo que em 90% das vezes, o suposto seqüestrador não tem informação alguma sobre a vítima. Alguns dos golpes, talvez menos de 10% deles, são feitos com algum tipo de informação do ‘seqüestrado’. A partir de celulares roubados, por exemplo."

O choque é tão grande que pode ser fatal. No último dia 16, domingo, a aposentada Maria da Conceição Francisco sofreu um infarto. Ela acreditou ter recebido uma ligação da neta, que chorava e dizia ter sido seqüestrada, quando na verdade um dos bandidos se passava pela menina. A mulher de 64 anos atendeu às exigências dos criminosos e comprou cartões para celular. Como tinha pressão alta, passou mal durante as negociações e morreu.

Em outros casos, o criminoso se passa por uma autoridade. "Boa noite senhora, aqui é o tenente Douglas, da Polícia Militar. Houve um acidente e uma das vítimas envolvidas passou o seu número antes de desmaiar, a senhora tem filho ou esposo na cidade?" Após a vítima confirmar a informação e ceder um nome, o papo é outro. "Na verdade, ela foi seqüestrada. Se você tentar qualquer coisa, nós vamos atear fogo a sua filha viva, é isso que você quer?"

A polícia informa que em seqüestros verdadeiros, o pedido de resgate nunca é feito em forma de crédito para celulares ou depósito bancário. Outro indício do golpe são ligações a cobrar ou de número restrito. Autoridades também apontam para o tempo das ligações, em crimes reais, os telefonemas são curtos para a ligação não ser rastreada. Uma forma de evitar o trote é perguntar as características do suposto refém e não se deixar intimidar pelo bandido.
Fonte: Reportagem: Afonso Mônaco
Domingo Espetacular.

Anúncios

About the post

SEGURANÇA UMA AÇÃO PREVENTIVA QUE VALE UMA VIDA PRATIQUE SEGURANÇA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s