Caro Cafezinho nosso de cada dia. R$……Que dureza !!

 
 

 

 

Fonte: Ibahia

 

Após leite e feijão, café ficará mais caro

22/02/2008 – 5h26m

 

Vai faltar café no Brasil este ano e o consumidor baiano já deve preparar o bolso, pois irá pagar mais caro pelo produto a partir de junho. Segundo previsão dos produtores estaduais, a escassez do artigo no mercado nacional será inevitável, provocando, ainda nesse semestre, uma disparada nos preços, como aconteceu nos últimos meses com o feijão e o leite.

Entre os fatores responsáveis pelo alerta, está o baixo volume estocado atualmente no país e o longo intervalo até a próxima colheita. “Em 1990, o governo brasileiro tinha 18 milhões de sacas em estoque. Hoje, são apenas 500 mil sacas, que devem acabar dentro de três meses. O problema é que a nova safra só começará a ser colhida em junho”, declarou o presidente de honra da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo.

Segundo explica, com o término do estoque governamental, restaria então o café estocado pela cadeia produtiva nacional, incluindo os exportadores e as indústrias. “Contudo, existem apenas quatro milhões a cinco milhões de sacas estocadas nesse segmento. É uma margem que não oferece nenhum tipo de segurança, pois o Brasil consome 17 milhões de sacas por ano, enquanto exporta 27 milhões. Sendo assim, o risco de faltar café já em junho é muito grande”, argumenta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s