PREFEITURA A 0.0 Km /h

 
 

Comentário de Duda da Bahia

Realmente, do jeito que a cidade do salvador, se encontra com essa prefeitura, vamos mesmo precisar de um grande mutirão para tentar por a cidade em ordem. O que tem de lixo acumulado nos bairros dessa cidade da a entender que não tem coleta seletiva de lixo. Os ratos e os mosquitos estão administrando melhor do que a prefeitura já que os mesmos trabalham sem parar e tem um bom plano de ataque. Os ratos de cá são mais eficientes que os ratos de lá.

____________________________________________________________________________________________________________

 

Agentes de combate a endemias decretam greve

 

Fonte: Jornal correio da Bahia         de   14/03/2008

Pagina Aqui Salvador

 

Agentes de combate a endemias decretam greve

 

 

Maíra Portela

Os 1.500 agentes de combate às endemias de Salvador decretaram mais uma greve por tempo indeterminado. A categoria exige o pagamento do salário de fevereiro, além do tíquete-alimentação e vale-transporte. As sucessivas paralisações dos agentes fizeram com que os índices de proliferação da dengue alcançassem os 5% na capital, sendo o valor ideal inferior a 1% e a raiva atingisse dois a cada dez animais, além do aumento populacional dos ratos. O problema aumenta com a proximidade do período de chuvas, entre abril e junho.

O diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas e Epidemiológicas da Bahia (Sindacs-BA), Edvaldo Leite Santana (Sindacs-BA), alerta para o fato de a cidade estar sem proteção e sem manutenção, porque os funcionários malmente conseguem trabalhar mais que 15 dias. “Do jeito que a prefeitura está levando, acho que só um mutirão ostensivo para a prevenção nos bairros, o que atenderia a 60% da demanda”, diz Edvaldo.

A queixa dos funcionários também envolve o tratamento que vinha sendo dispensado pela Cruz Vermelha (empresa que assumiu a terceirização da mão-de-obra dos agentes), acusada de praticar assédio moral e pressão psicológica. Edvaldo Santana acusa a Cruz Vermelha de forçar os trabalhadores a pedirem demissão direta, sem falar da incompreensão da administradora com aqueles que não possuem condições financeiras para ir trabalhar, devido ao atraso no pagamento dos salários.
Registro de falta – A agente Aidê Santos, 48 anos, funcionária do bairro de Pau da Lima, conta que até um simples atrasado por conta de engarrafamentos ou qualquer outro problema pessoal é motivo para mandar voltar para casa e registrar o dia como falta.

Já o agente João Luís Quadros, 42, acusa a Cruz Vermelha de obrigar os funcionários a assinarem o ponto apenas no final do mês. “Quem não tem condições de pegar transporte é tratado como ausente e não assina o ponto”, denuncia. O questionamento da maioria é de como eles vão trabalhar, se o salário não é pago.
Na manhã de ontem, os manifestantes se reuniram em assembléia no Campo Grande, quando decidiram pela paralisação até o pagamento da remuneração atrasada. Depois, os agentes saíram em passeata até a prefeitura. Além dos 1.500 agentes de endemias, a paralisação atinge 1.200 funcionários de outras áreas, como motoristas, digitadores, assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais, técnico de laboratório, biólogo, veterinário, auxiliar de almoxarifado, coordenador de plano e de comunicação.

***

CONCURSO

Acontece domingo, a primeira etapa do concurso para seleção de agente de combate às endemias. Cerca de 57 mil inscritos disputam 1.909 vagas. Os candidatos responderão questões objetivas de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Se aprovados, prosseguem na seleção com as seguintes etapas: prova de títulos, curso de capacitação inicial e continuada de caráter eliminatório, e por fim, avaliação médica. O processo seletivo é considerado um avanço pelo Ministério Público do Trabalho, que em 2007 firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o município para eliminar a terceirização no setor de saúde.

 

Anúncios

About the post

Informe Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s