Comentarios Inteligentes

 

 

A POSTAGEM 

A Guarda

Posted: 03 Jul 2008 07:53 AM CDT

Hora de falar sobre a Guarda Municipal de Salvador em 10 tópicos diretos.

 

1 – A primeira consideração a ser feita é o seu surgimento em data especial, cujo significado histórico tem grande aproveitamento eleitoreiro. A história foi sobrepujada pela política, a despeito da tradição do desfile no 02 de julho ser encabeçado pelos carros do Caboclo e da Cabocla, bem como dos Encourados de Pedrão, este ano quem veio à frente foi a Guarda Municipal de Salvador.

 

2 – Era promessa de campanha de João Henrique, e como era de se esperar, fica pronta no último ano de gestão, poucos meses antes da eleição na qual o prefeito tentará ser reeleito. Fosse criada no início da administração, poderia estar contribuindo há tempos com o provimento de empregos e mais ainda na garantia de segurança, contudo os interesses particulares parecem ter superado o interesse público.

 

3 – Felizmente ela tem este nome, não é para ser chamada de Guarda Civil, afinal ficou evidente seu caráter paramilitar, não vindo ao caso julgar vantagens ou desvantagens desta escolha. É algo perceptível e evidente, eles treinam ordem unida, prestam continência, bradam "Brasil!", entre outras práticas tipicamente militares, sem no entanto carregarem esta condição propriamente.

 

4 – Vícios e virtudes da PMBA já são vistos na GMS, que mal acaba de chegar.

 

5 – É previsível o registro de futuros conflitos predominantemente movidos por vaidades entre os já integrantes dos quadros da segurança pública estadual com os novos agentes da capital, faz parte do processo de mudança, que sempre gera rejeição e pode ser traumático.

 

6 – O uniforme é bastante curioso, assim como ocorre com a COPPA da PMBA, alguns desavisados já o confundiram com o do Exército Brasileiro. Pelas imagens vou mais longe, afirmando que em muito lembra as Forças de Paz da ONU.

 

7 – Entre as peças que o compõem, o cadarço branco no coturno preto deve sujar facilmente, a boina é alvo de certa polêmica para climas tropicais. A camuflagem em tom acinzentado pode desgastar a mítica tradicional pela exibição constante.

 

8 – A quantidade de motocicletas e viaturas caracterizadas ajudará bastante na provisão de ostensividade e conseqüente sensação de segurança, inibindo o cometimento de delitos.

 

9 – O curto período de formação pode comprometer a devida capacitação técnica e legal. Os 9 meses dos cursos de soldado PM não têm sido bastante, os 3 anos para formar um oficial ainda parecem insuficientes, o que dizer de pôr nas ruas alguém com semanas de formação…

 

10 – Enfim, espera-se que sejam mais combatentes imbuidos de ideais nobres na peleja social da violência cotidiana, e que as ingerências políticas sejam as menores possíveis nos próximos tempos, para não prejudicar a função específica para a qual os guardas municipais são formados e assim devem exercer seu nobre ofício.

Fotos: Antônio Fonseca

 

 

Informações : http://blitzpolicial.blogspot.com/

 

O COMENTARIO DE  DUDA DA BAHIA

From: dudadabahia1@hotmail.com
To: victor_ffonseca@hotmail.com
Subject: RE: Blitz Policial
Date: Sun, 6 Jul 2008 14:43:28 +0000

Observo que há um certo alarde sobre a Guarda Municipal de Salvador. Sei que os  Guardas irão contribuir e muito para a segurança pública, porém eles não irão acabar com a criminalidade na cidade do salvador que já esta fora do controle do homem igual a incêndio incontrolado. sabemos e é notório a questão da segurança pública desta cidade que nem mesmo a "preparada" policia militar esta podendo conter a desenfreada violência que tomou conta de salvador e região metropolitana. Sou segurança privado e já trabalhei em diversos órgãos públicos tais como hospitais e terminais de transbordo, onde estamos em contato com o publico diariamente e sentimos na pele a falta de infra estrutura da chamada segurança pública e também da privada que não investem em equipamentos e treinamento de seus seguranças seja ele policia ou vigilante. A Guarda Municipal antes de tudo sabemos que é promessa de campanha do atual prefeito, e dessa forma sabemos que o que conta é conquistar eleitores para a reeleição do mesmo. E besta é quem ficar pensando que será uma guarda equipada e super preparada, isso é ilusão com o tempo veremos isso quando os mesmo começarem a fazer suas greves reivindicando melhores salários e outras coisitas mais. Conflito sempre terá já estamos tarimbados em assistir esse tipo de coisa entre policia militar e civil há anos e nunca se chega a um acordo de pais entre os mesmos, e com a Guarda Municipal não será diferente. Quanto ao traje deles eu não vejo muita importância para população o que se espera é providencias cabíveis nas ações para qual eles foram criados. É como  eu já falei antes não se da equipamentos necessários para uma boa segurança pública e nem privada, e com a Guarda porque seria diferente? Pra se formar um Vigilante para se trabalhar em instituições bancaria e outros como indústrias etc. Leva se 15 dias  com conhecimentos de armamentos e tiros, nas escolas de formação só se da 50 tiros de  revolver cal. 38 e 25 tiros do mesmo calibre a cada 2 anos, e se acham que estão preparados? Pura ilusão. Assim  também foi com a Guarda Municipal  e o pior é que em seu contingente terá pessoas que não tem nada haver com segurança e nem tem perfil para tal e estará lá compondo o quadro efetivo da Guarda. Vamos ver o que acontecerá dai para frente e estaremos atentos e o que acontecer já não será surpresa para quem entende um pouquinho de segurança.

Minha apresentação:

Nome: Carlos Bomfim
2º Grau completo
Casado
pai de 3 Filhos
Natural de Salvador Ba

Sou Segurança da área privada desde 1993 Com experiências em instituições públicas tais como: Hospitais , bancos, Escolas, Residência e Industrias. Nessa última fazemos o uso de armamentos leves e pesados até o cal 12. Com 12 reciclagens  já que por trabalhar em duas empresas faço 2 reciclagens  a cada 2 anos e tento tirar o Maximo de proveito do curso.  Atualmente presto serviço para órgão ligados a prefeitura de Salvador e trabalho com segurança Eletrônica em outra empresa. Adoro o meu trabalho e faço com pedigree.

 

A RESPOSTA  DO BLITZ POLICIAL

RE: Blitz Policial‏

De:

Victor Fonseca (victor_ffonseca@hotmail.com)

Enviada:

domingo, 6 de julho de 2008 14:52:23

Para:

Carlos Bomfim (dudadabahia1@hotmail.com)

 

Agradeço pela leitura do blog e também pelo comentário, também concordo que a GMS não vem como a solução para todos os problemas, a análise é sobre o que melhor poderia ser feito com ela, prevalecendo o interesse público. Deficiências na formação policial são realmente preocupantes, e no caso da Guarda parecem ainda mais graves. Discordo no tocante ao uniforme, não pode ser escolhido sem avaliação criteriosa do que ele significa, talvez isto seja pouco relevante nos meios civis, mas na esfera militar há uma simbologia histórica a ser respeitada, e isso parece ter sido ferido em certa analogia por esta instituição civil, sem contar nas implicações térmicas para quem o utiliza. Parabéns pela dedicação ao ofício, assim que conseguiremos melhoria na área de segurança como um todo.

 

Anúncios

About the post

SEGURANÇA UMA AÇÃO PREVENTIVA QUE VALE UMA VIDA PRATIQUE SEGURANÇA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s