Vírus

Palavra do Dia:

VÍRUS (ví.rus)



Por meio de uma mensagem falsa de e-mail da Receita Federal, criminosos tentam contaminar computadores com um "vírus" dos usuários, apesar dos insistentes avisos da Receita de que nunca envia e-mails aos contribuintes. Apesar de este fato se referir a um vírus de computador, seu primeiro significado e o mais conhecido diz respeito ao microorganismo que causa diversas doenças. "Vírus" deriva do latim 'virus', palavra que designava, em seu sentido original, a "secreção" produzida por plantas ou animais, e que passou a conotar, por extensão, o "veneno", a "peçonha", e toda substância nociva ao ser humano. Vale observar que, inicialmente, não estava presente a idéia de um microorganismo, mas somente a sugestão de que, em diversas doenças, havia o desencadeamento de um processo viral - isto é, de "envenenamento" - dos tecidos orgânicos. Este sentido foi, de certa forma, recuperado no sentido da informática: os "vírus de computador", expressão que surgiu no início dos anos 80, "envenenam" as máquina, e, também com este sentido, "vírus" tornou-se um termo comum nos dias de hoje.


Definição do dicionário Aulete Digital:


Vírus (ví.rus)


substantivo masculino de 2 números
1 Biol. Denominação comum a organismos diminutos causadores de várias doenças, e cuja característica principal é não possuir nenhuma atividade metabólica ou reprodutiva fora de uma célula hospedeira.

2 Inf. Programa que se instala de maneira sub-reptícia em computadores, causando danos de vários tipos.
3 Fig. Mal de caráter moral que pode contagiar: O vírus da corrupção instalara-se em seu sangue.

[Formação: Do lat. virus,i. Idéia de 'vírus': vir (i /o)-]

Vírus da imunodeficiência humana
1 Vir. Designação de dois tipos de vírus da família dos retrovírus (o HIV 1 e o HIV 2), que causam a imunodeficiência (AIDS) ao destruir os linfócitos CD4, que usaram para se reproduzir.

Vírus da vacínia
1 Vir. Vacínia (1)

Vírus de ação lenta
1 Med. Vir. Cada um de um grupo de vírus que ficam por longo tempo (meses ou anos) em latência, para atacar eletivamente um certo órgão ou tecido de uma certa espécie animal (inclusive o homem) e produzir doença que pode levar à morte.

_____

Aulete Digital: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!

www.auletedigital.com.br
Anúncios

About the post

O Comentário do Dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s