Falando sobre Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia

 

Citação : AGORA É DIGITAL A SU RG.

Projetos de Pesquisa apontam novas tecnologias para o combate a criminalidade

Data de publicação: Quarta, 30 de Setembro de 2009, 08h49
por ASCOM-DPT

Desenvolver novas técnicas de perícia, auxiliar na criação de novas políticas públicas de segurança e validar outros métodos de combate a criminalidade foram os resultados das apresentações ocorridas hoje (29), no I Seminário de Pesquisa em Segurança Pública no Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT).

O evento, uma parceria entre o DPT e a Fapesb mostrou as possibilidades de aplicabilidade dos trabalhos na área da Segurança Pública. Uma das pesquisas que propõe a utilização de ferramentas estatísticas para caracterização de alcalóides, principalmente a cocaína, por técnicas cromatográficas para o desenvolvimento de metodologias, apontou, a partir dos estudos das amostras apreendidas, que os dados relativos às impurezas, por exemplo, podem determinar se o local onde estes materiais foram encontrados são pontos de tráfico ou consumo de drogas. "Esta indicação pode nortear as polícias para uma melhor aplicação do policiamento ostensivo e investigativo", esclareceu Adriana Queiroz, Coordenadora do projeto.

Chumbinho – Num outro trabalho, baseado na alta incidência de intoxicação pela ingestão de carbamatos e organofosforados, popularmente conhecidos como chumbinho, os pesquisadores propõem a quantificação desta substância a partir das análises de amostras de sangue. De acordo com a Coordenadora da pesquisa, Ana Cecília Cardoso, este é o primeiro passo para que no futuro o Laboratório possa, além de qualificar, quantificar outras substâncias, sobretudo, medicamentos e drogas ilícitas.

Foram apresentados também, ao longo do dia, pesquisas nas áreas da entomologia, genética, medicina legal, crimes de informática, estatística, balística, análise da criminalidade a partir do mapeamento do crime em Feira de Santana e Região e base de dados pré-vinculados para a investigação criminal com foco em crimes violentos.

Participaram do evento o Sub-Secretário da Segurança Pública, Ary Pereira, a Diretora da Fapesb, Dora Leal, a Coordenadora de Ensino e Pesquisa do DPT, Daysi Jones, o Diretor do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Aroldo Ribeiro, o Major PM Ivan Pereira, a Chefe de Gabinete do DPT, Maria de Lourdes Andrade, a Diretora do LCPT, Eliana Araújo, o perito Pompeu Agra, representando a Diretora do ICAP, além de delegados, peritos, policiais militares e civis, pesquisadores e estudantes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s