BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SETE DE ABRIL

 

Citação

FONTE:http://bibliotecasetedeabril.blogspot.com/

 

Biblioteca comunitária do bairro de Sete de Abril, localizado na periferia de Salvador, BA.

 
 

Você está exibindo um feed que apresenta conteúdo atualizado com freqüência. Quando você se inscreve em um feed, ele é adicionado à Lista de Feeds Comuns. As informações atualizadas do feed são baixadas automaticamente para o computador e podem ser exibidas no Internet Explorer e em outros programas. Mais informações sobre feeds.

Sinal de MaisInscrever-se neste Feed

sábado, 17 de abril de 2010, 15:16:48

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010, 18:49:17 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (outubro de 2009) nós, da Biblioteca Comunitária de Sete de Abril marcamos presença na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato com a peça A revolta dos livrinhos. Está peça foi uma adaptação do livro de mesmo nome da autora Lielba Ramos. As crianças fizeram bonito no palco da Monteiro Lobato para conscientizar o público da importância da conservação dos livros.

SEMANA DA CRIANÇA

domingo, 25 de outubro de 2009, 19:41:11 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Durante a semana da criança a nossa biblioteca teve uma programação especial para os pequenos. Tivemos uma exposição de livros monitorada em frente à Escola Municipal Afrânio Peixoto, local de grande concentração de crianças no bairro. Ali, as crianças tiveram acesso a grandes obras da literatura infantil, com autores como Ziraldo, Monteiro Lobato, Silvia Orthof, Ana Maria Machado, Ruth Rocha entre outros.

Na sexta-feira, 16/10, integrantes do Projeto Dom Quixote estiveram na escola para realizar uma Oficina de Origami, e a criançada botou a mão na massa e produziu lindas caixinhas de papel.


Local da exposição de livros

A molecada atenta nas histórias

Uma das monitoras, dando uma mãozinha aos meninos…

Estava tudo caprichado!

O pessoal do Dom Quixote fazendo a Oficina de Origami
na Escola Municipal Afrânio Peixoto.

Faltou cadeira pra quem quis!

Uma biblioteca ajuda a outra

domingo, 23 de agosto de 2009, 15:34:53 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Nós, da Biblioteca Comunitária de Sete de Abril, acreditamos que todos devemos lutar por uma educação de qualidade e pelo acesso dos jovens e das crianças à leitura e à informação. Nesses 7 anos de existência já tivemos a alegria de ver diversas crianças crescendo com um livro na mão e com um local de referência para estudos no nosso bairro. Tivemos a alegria de ver diversos jovens concluindo seus estudos e passando em concursos e vestibulares. Hoje temos a alegria de poder compartilhar tudo isso com outras bibliotecas. Neste momento, nossa biblioteca está arrecadando livros e inclusive disponibilizando uma parte de nosso acervo para doar à uma biblioteca comunitária que será fundada no município de Ubatã, no estado da Bahia. Além desta biblioteca, já ajudamos a fundar uma biblioteca no município de Feira de Santana e outra em Lauro de Freitas (no bairro de Areia Branca).
Acreditamos também que não basta ajudar a fundar bibliotecas no nosso estado, mas é necessário ajudá-las a se manter e atrair novos leitores, e por isso estamos sempre preocupados em participar de eventos que envolvem outras bibliotecas comunitárias, a exemplo dos eventos da Biblioteca do Parque São Bartolomeu e da Biblioteca do Calabar.
É assim que se constrói cidadania. Participe dos eventos da biblioteca do seu bairro, empreste livros, distribua cultura! Essa é uma das maneiras nas quais você pode ajudar a mudar a nossa realidade!

ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA III

domingo, 23 de agosto de 2009, 15:20:22 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Olá pessoal!!!

A festinha de aniversário da nossa biblioteca foi um sucesso!!! Tivemos a participação de dezenas de crianças do bairro e das redondezas e de muitos pais também. Gostaríamos de agradecer a participação de todos, especialmente aos parceiros das outras bibliotecas comunitárias que nos acompanharam e ao Instituto C&A e Rede Emrendando Leitura que estão nos apoiando neste momento tão importante. Seguimos a programação que estava estabelecida, que contou com: contação de estórias, cortejo literário, roda de capoeira, teatro de bonecos e exposição de livros. Para não ficar só no lero-lero vocês podem conferir as fotos desse grande evento:

Estes são 2 dos personagens da peça "O menino e o livro" do nosso teatro de bonecos.

Nossa roda de capoeira.

O palco para a festa foi montado na rua onde será construída a futura sede da nossa biblioteca.

Parte do nosso público da manhã.

Uma de nossas placas.

ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA II

terça-feira, 28 de julho de 2009, 12:46:43 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Bem, como o convite não ficou muito legível, iremos reforçar com esta mensagem. Estamos comemorando 7 anos da nossa biblioteca e, é claro, não poderíamos deixar passar em branco!
No dia 31 de julho de 2009 será feita uma grande festa no fim de linha de Sete de Abril para a comemoração de todos esses anos de luta em prol da leitura e da educação. Começaremos nossas atividades às 9 hs da manhã, com contação de história, teatro de bonecos, sorteio de livros, bolo e um grande cortejo pelo bairro. Teremos também uma programação para o turno vespertino, assim as crianças que estudam pela manhã poderão participar também de nossa festa.
Aguardamos todos vocês para celebrar junto com a gente!!!

ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA

terça-feira, 28 de julho de 2009, 12:38:59 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro

sábado, 11 de julho de 2009, 13:36:35 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Essa postagem é muito importante, pois estamos divulgando as fotos do terreno onde pretendemos construir a nossa sede. Por enquanto estamos funcionando no subsolo da Igreja Nossa Senhora do Carmo, porém temos até o final deste ano para devolver o espaço à igreja e por isso estamos precisando de doações em dinheiro ou materiais de construção para continuarmos nossas atividades de incentivo à leitura. Já temos a estrutura para a construção de uma sala, só falta os materiais de construção e a mão-de-obra será voluntária, pois os moradores da comunidade já se disponibilizaram para ajudar.
Ajude-nos a construir a sede definitiva de nossa instituição, que já conta com sete anos de vida e ajudou muitas crianças e adolescentes a se ingressar no mundo da leitura. Aceitamos também materiais de descarte de construtoras.
Agradecemos a sua atenção e a sua doação, que pode ser feita na seguinte conta:

Agência 02356-6
Conta corrente: 515562-2
Banco Bradesco
Em nome da Associação Beneficente Cultural Ugo Meregali

Todos estão convidados a conhecer a nossa biblioteca. O nosso telefone de contato é 8833-6205 (Gicélia Barros) e 8765-8377 / 3611-7812 – tarde (Rilza Chaves).

Esta é a foto do terreno.

Essa foto é da vista da frente do terreno. Já conseguimos doações para construir o muro. Também temos uma planta que foi feita pela Fundação Gregório de Mattos.

Projeto Vai e Vem

sábado, 11 de julho de 2009, 13:12:15 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
O Projeto Vai e Vem foi uma iniciativa da Biblioteca Comunitária Sete de Abril em parceria com a Escola Municipal Afrânio Peixoto e foi realizado nos meses de junho a dezembro de 2008. Os alunos de uma das turmas do turno verspertino eram levados até à biblioteca, onde faziam os trabalhos escolares e liam seus livrinhos favoritos. Esse projeto foi continuado nos meses de maio e junho de 2009 com o turno matutino dessa mesma escola. Abaixo vocês poderão conferir as fotos do projeto no ano passado. As fotos do projeto deste ano já foram postadas anteriormente.

Mais fotos da biblioteca

sábado, 11 de julho de 2009, 12:59:43 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro

Desta vez, vocês poderão conhecer o interior da biblioteca.

Parte de nosso acervo pode ser conferido nesta foto. Temos livros infantis, enciclopédias, livros didáticos e para-didáticos, além dos melhores livros da literatura mundial.

Quando não encontramos o assunto a ser pesquisado em nossos livros utilizamos a internet, um importante veículo de acesso à informação. O nosso computador está a serviço da comunidade e também é utilizado para a produção de trabalhos escolares e acadêmicos.

Essa parte da biblioteca é dedicada ao acervo infantil. Nessas estantes as crianças pintam e bordam; é difícil mantê-las arrumadas. É importante lembrar que o nosso acervo está disponível para empréstimos.

Fotos da biblioteca

sábado, 11 de julho de 2009, 12:35:24 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Para quem ainda não conhece, estamos divulgando algumas fotos da comunidade de Sete de Abril, onde está localizada a nossa biblioteca.

Este é o fim de linha de nosso bairro. Nesta foto é possível ver a pracinha que fica em frente ao ponto de ônibus.
Esta é a foto da Rua Direta Nossa Senhora do Carmo, onde está licalizada a biblioteca. Esta casa que aparece na foto, é a 50ª Companhia da Polícia Militar, que fica ao lado da Igreja Católica.

Nesta foto podemos observar a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Aquele portão preto ao lado da igreja é a entrada que dá acesso à nossa biblioteca, que está localizada no subsolo da igreja.

Ao final da escada, encontramos a porta de entrada da biblioteca.

Oficina de bonecos

sábado, 11 de julho de 2009, 12:06:37 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
No dia 13/06/2009 foi realizada uma oficina de bonecos na nossa biblioteca, com a presença de representantes da Sofia Centro de Estudos (Plataforma), Biblioteca Comunitária do Calabar, Biblioteca Abdias do Nascimento (Intinerante), Biblioteca Comunitária do Parque São Bartolomeu e Biblioteca de Cajazeiras, além da participação de uma representante do Projeto Dom Quixote (Biblioteca Central da UFBA). O objetivo desse encontro era ensinar os convidados a confeccionar bonecos utilizando material reciclável. Mas não para por aí! Além da confecção dos bonecos, os participantes também tinham que utilizá-los em uma peça de teatro criada pelo grupo para apresentar aos outros colegas. Dessa forma, a Biblioteca Comunitária de Sete de Abril pôde divulgar uma das nossas principais ações: o teatro de bonecos.

Foi uma manhã bastante divertida e cada um dos participantes retornou à sua comunidade com a promessa de ensinar à outras pessoas a arte da reutilização de materiais recicláveis e do teatro de bonecos!

Gicélia ensina os participantes a produzir os bonecos


Os participantes se arriscam nos primeiros passos
Começam as apresentações…
Uma pose para a foto final!!!

A escola vai até a biblioteca!

terça-feira, 7 de julho de 2009, 14:51:12 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Durante o mês de maio e junho, os alunos da Escola Municipal Afrânio Peixoto participaram de atividades recreativas no espaço de nossa biblioteca. Os alunos eram levados em pequenos grupos da escola até a biblioteca, onde eles aprendiam as nossas regras de utilização e tinham todos os livros de nosso acervo à sua disposição. Mas isso não era só! Juntas, as crianças produziram diversos murais com pinturas e desenhos, que logo, logo serão expostos no espaço da escola.
Confiram as fotos!!!

Caixa livros

terça-feira, 12 de maio de 2009, 11:06:39 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Hoje estamos aqui para divulgar a nossa "Caixa-livros". O que é a caixa-livros? Bem, ela é mais que um simples caixote colorido com livros dentro! Para os alunos das instituições visitadas ela é a porta de entrada para o mundo da leitura e da imaginação sem-limites.
É com ela que Letícia, a monitora de leitura, carrega os livros que serão utilizados nas atividades fora do espaço da biblioteca. Aqui no nosso blog vocês poderão conferir fotos de todos os ângulos da nossa porta de entrada para as histórias infantis.

A biblioteca vai até a escola!

terça-feira, 12 de maio de 2009, 11:01:25 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
A Biblioteca Comunitária de Sete de Abril em parceria com Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia, está levando para a Escola Municipal Afrânio Peixoto um projeto de leitura visando aumentar o fluxo dos alunos desta instituição ao espaço da biblioteca. A monitora do projeto, Letícia Lia, leva sua caixa de livros (brevemente teremos fotos da caixa) para as salas de aula e conta e encanta as crianças com as historinhas infantis. Fazemos a divulgação do espaço da biblioteca e as crianças se divertem fazendo desenhos e recontando as histórias ouvidas.

Abaixo, os alunos do grupo 4 e do grupo 5 posando para a foto logo após ouvirem a história da "Revolta dos livrinhos"

Agora são os alunos do 3° Ano fundamental da Pró Dalva fazendo uma baguncinha após a contação de história !!!

A mesma galera de cima, mas desta vez com a Pró Dalva no meio!!!

Pra terminar a seção de fotos, vemos abaixo o 2° ano concentrado fazendo seus desenhos sobre a história do "Gigante gigantesco".

Pintando o 7

segunda-feira, 11 de maio de 2009, 20:47:33 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
O último "post" de hoje… eu juro!!!

Vou apresentar a vocês os materiais que serão utilizados para a confeccção dos murais dos alunos da Escola Municipal Afrânio Peixoto.

Nossa cestinha com os materiais
Aí estão: cola colorida, giz de cera, tinta guache, cola comum, cola glitter e lápis. Tudo pra molecada pintar e bordar!!! Mais tarde falaremos mais sobre o projeto dos murais. Aguardem pra conferir mais fotos!!!

Menino maluquinho

segunda-feira, 11 de maio de 2009, 18:39:28 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Pessoal, vou postar com um certo atraso (de vários meses, hehehe- não tive tempo antes) as fotos da atividade do menino maluquinho, realizada no mês de janeiro na Biblioteca Comunitária Sete de Abril. Após ouvir a história do Menino Maluquinho de Ziraldo, as crianças fizeram desenhos sobre o personagem principal.

Maluquinho, não?

=D

segunda-feira, 16 de março de 2009, 11:23:55 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Claro que no nosso blog não poderia faltar o endereço da nossa biblioteca, então vamos lá!
Vocês podem nos encontrar na Rua Direta Nossa Senhora do Carmo, s/n, quadra F (subsolo da Igreja Católica)- Sete de Abril.
Estamos abertos de segunda à sexta das 8:30 à 11:30 e das 14:00 às 17:00.
Venham nos conhecer, pesquisar, trazer crianças e contar histórias!

Aguardem, em breve teremos fotos!

Olá pessoal, muito prazer!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009, 19:28:33 | noreply@blogger.com (bibliotecasetedeabril)Ir para artigo inteiro
Nós somos a Biblioteca Comunitária de Sete de Abril! Apesar de já existirmos há 7 anos, esta é a primeira vez que temos um blog. Como somos uma biblioteca comunitária, teremos também um blog comunitário, portanto sempre vamos utilizar o pronome "nós" porque desta forma estamos englobando todas as pessoas envolvidas no funcionamento deste espaço maravilhoso. Entre essas pessoas estão Gicélia Barros (a fundadora da biblioteca), as pessoas que fazem trabalho voluntário conosco (que mais tarde serão nomeadas), todos aqueles que fizeram algum tipo de doação, os amigos da biblioteca, os freqüentadores e os membros da comunidade que nos apóiam. Neste diário virtual será possível conhecer um pouco da história da Biblioteca Sete de Abril, ver algumas fotos, ficar por dentro da nossa programação e conferir o resultado de nossas ações. Façam comentários, entrem em contato com a gente, compareçam à biblioteca! Estamos muito felizes de poder partilhar as nossas experiências com vocês!
About these ads

Sobre DUDA DA BAHIA

Falando de mim... Sou Carlos Bomfim, conhecido na mídia como Duda da Bahia ou como Bomfim da Bahia. Uso esses nomes nos meios de comunicação para homenagear a minha terra querida. Uns dizem que sou polêmico, outros, anarquista. Isso depende do jeito que me entendem ou me observam. Acho mesmo que sou polêmico, pois gosto de discutir temas ligados à nossa sociedade, especialmente no aspecto político. Também, sinto-me um tanto anarquista, quando bato de frente com tudo aquilo que julgo absurdo e que impede para o desenvolvimento de uma sociedade. Chego junto! É isso aí! Um forte abraço para todos, e um especial para você, meu caro leitor(a). De Salvador, BA para o mundo.
Esse post foi publicado em Informe Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s