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por duda da Bhai.

Os projetos de urbanização de Salvador preve uma mega infra-estrutura de ponta. e a cidade seguirá mudando a sua cara de cidade antiga para uma metropoli moderna.

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/Março/2010

Origem de projetos de plano urbanístico causa polêmica em Salvador


Fundação Baía Viva pede devolução de um dos projetos à prefeitura. Crea-BA e IAB-BA acreditam que propostas do pacote urbanístico Salvador Capital Mundial podem atender a interesses exclusivamente empresariais


Ana Paula Rocha

A Fundação Baía Viva enviou, no dia 1º de março, carta ao prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, solicitando a devolução do projeto Nova Cidade Baixa, uma das 22 propostas que integra o pacote urbanístico Salvador Capital Mundial, lançado há mais de um mês e que prevê uma série de obras para a Copa do Mundo de 2014 na capital baiana.

Todos os 18 projetos do pacote foram elaborados e, em alguns casos, doados por um grupo de arquitetos e urbanistas à prefeitura de Salvador, o que tem causado polêmica. Entidades como o Crea-BA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado da Bahia) e o IAB-BA (Instituto dos Arquitetos do Brasil na Bahia) acreditam que algumas propostas, ao invés de visarem o interesse público, podem atender a interesses exclusivamente empresariais. A Câmara dos Deputados discute até mesmo a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para obter mais informações e apurar a origem dos projetos.

Em vista disso, o presidente do Conselho Curador da Fundação Baía Viva, Carlos Seabra Suarez, solicitou o descarte e o arquivamento do projeto Nova Cidade Baixa, não autorizando a prefeitura nem mesmo a utilizar a proposta como referência em intervenções futuras. "Todas essas solicitações, além da devolução imediata do projeto, têm como propósito deixar claro que não temos qualquer tipo de interesse na implementação das medidas, que não somos beneficiários diretos ou indiretos das soluções ali expostas", diz Suarez na carta.

O projeto Nova Cidade Baixa, elaborado pela entidade, previa a requalificação de trecho voltado para a Baía de Todos os Santos. A prefeitura de Salvador ainda não se manifestou a respeito.

Confira outras propostas do pacote Salvador Capital Mundial:

Nova Orla
Autores: Instituto Viver Cidade e arquiteto Ivan Smarcevscki

Ampliação da área livre das praias e criação de facilidades para sua frequência. Entre as intervenções estão disciplinar a funcionalidade nas barracas de praia com instalação de sanitários e áreas de apoio, ordenar o calçadão e ciclovia com recuperação da vegetação litorânea, alargar a Avenida Otávio Mangabeira e melhorar os entroncamentos viários.

Linha Viva
Autores: Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat e arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé)

Via que liga o Campo da Pólvora em Nazaré ao Terreiro de Jesus no Centro Histórico, com uma passarela rolante de 400 m. O objetivo é revitalizar a Baixa do Sapateiro e resgatar antigas tradições, atraindo populações de vários segmentos sociais.

Divulgação
Ladeira da Barra

Ladeira da Barra
Autor: arquiteto Sidney Quintela

O projeto prevê a construção da Biblioteca Centro Cultural Multiuso, do Museu do Saveiro, melhorias na infraestrutura urbana e nas moradias, sistema de captação de águas pluviais e a criação de equipamentos como pista de corrida e caminhada, ciclovia, pista de skate, parede de escalada, espaço zen e tirolesa na região.

Canal do Imbuí
Autor: não informado

Projeto de macrodrenagem das calhas dos rios Saboeiro, das Pedras e Cascão. A construção solucionaria os problemas de alagamentos no local e criaria um grande espaço de lazer, composto de parques, quiosques, quadras, pista de skate, equipamentos de ginásticas, além de novos bares adequados às normas ambientais e urbanísticas.

Avenida Atlântica
Autores: arquiteta urbanista Maria Elisa Costa, TCC – Engenharia de Tráfego e de Transportes Ltda, engenheiro Francisco Moreno e engenheira Lucimar Maschio Cardone

Via de trânsito rápido com extensão de 14,6 km de pista dupla e 3 faixas de tráfego por sentido, que se tornará opção de apoio à Avenida Paralela, localizada ao Sul, criando uma ligação direta desde o Centro de Convenções de Salvador e Avenida Luís Eduardo Magalhães até os bairros de Mussurunga e Piatã. Atende também as regiões do Imbuí, Boca do Rio, Jd. Imperial, Parque de Pituaçu, Patamares, Piatã, Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz e Aeroporto Internacional.

Divulgação
Via Expressa

Via Expressa
Autor: não informado

A via vai ligar a BR 324 ao porto, melhorando o comércio, o trânsito e revitalizando 10 bairros. Terá 4,3 km com 10 faixas (4 faixas para veículos de carga e 6 faixas para tráfego urbano, além de 3 túneis e 14 elevados).

TransSalvador
Autores: TCC – Engenharia de Tráfego e de Transportes Ltda, engenheiro Francisco Moreno e engenheira Lucimar Maschio Cardone
Implantação do sistema de transporte coletivo conhecido como BRT (Bus Rapid Transit) em 135 km de corredores de ônibus. Segundo a prefeitura, o BRT foi escolhido para Salvador em razão da sua rapidez e baixo custo de implantação e, também, pela possibilidade de sua modulação e fácil adequação da infraestrutura física no tratamento do sistema viário.

Mobilidade Urbana
Autores: TCC – Engenharia de Tráfego e de Transportes Ltda. Engenheiro Francisco Moreno e engenheira Lucimar Maschio Cardone
O projeto é dividido em dois grandes planos: a RIT (Rede Integrada de Transporte), que prevê a complementação da Linha 1 do Metrô, a remodelação do Trem de Subúrbio, a revitalização do Plano Inclinado e a implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) em 36 km de vias em Salvador e 9 km em Lauro de Freitas; e o PROVIA (Programa de Obras Viárias), que fará a implantação de 59 km de novas vias para o trânsito rápido, duplicação de 33 km de avenidas existentes preparadas para receber o Sistema BRT, e execução de novas conexões viárias em desnível nos pontos críticos do Iguatemi, Bonocô, Lucaia, Parque da Cidade, Jardim dos Namorados, Jardim de Alah e Paralela.

Parque das Dunas
Autores: Fundação Mário Leal Ferreira e Unidunas

O projeto Parque das Dunas consiste em um complexo ambiental baseado em diretrizes da sustentabilidade e voltado para a educação, meio ambiente e ecoturismo, que contará com sala de projeção, auditório para 250 pessoas, salas de aula, centro cultural, parque infantil e arborismo, centro de reciclagem, horto da restinga, entre outras instalações.

Cajazeiras
Autores: Fundação Mario Leal Ferreira e Unidunas
Tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de Castelo Branco, Cajazeiras e Pau da Lima com a criação do Condomínio Parque Multifuncional na área do antigo Cajazeira Golf Club.

Divulgação
Polo Tecnológico

Parque Tecnológico e Tecnocentro
Autor: não informado

Empreendimento projetado para acomodar empresas e centros de pesquisa de classe mundial, prioritariamente nas áreas de Energia e Meio Ambiente, Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação e Engenharias. O parque pretende maximizar as interações entre academia, empresas e governo, oferecendo um conjunto de serviços e ferramentas que constituirão o ambiente de indução e viabilização da inovação tecnológica.

Divulgação
Fonte Nova

Fonte Nova
Autores: Setepla Tecnometal Engenharia e Schulitz Architektur
Estádio para a Copa do Mundo de 2014 com equipamentos como estacionamento interno, área VIP, vestiários, zona mista, salão de eventos, camarotes, tribuna de imprensa, lojas, salão multifuncional e restaurante.

Feira de São Joaquim
Autor: não informado

Reforma da Feira de São Joaquim.

Metrô
Autor: não informado

O projeto é dividido em duas partes. Na primeira, será feita uma ligação entre as estações da Lapa e do Acesso Norte num percurso de 6,2 km, contendo cinco estações nesse trecho. Já na segunda, será criada uma extensão até a Estação Pirajá, com o acréscimo de três novas estações, totalizando um percurso de 9,7 km. Está planejada também uma extensão de 3,6 km até a região de Cajazeiras

Promenade Atlântica
Autores: Sotero Arquitetos e arquiteto Adriano Mascarenhas

O projeto tira proveito da estrutura de contenção existente ao longo do trecho entre o Morro do Cristo, na Barra, até a praia das Piscinas das Oliveiras, em Ondina, integrando-o à paisagem e disponibilizando o acesso da população à essa parte subutilizada.

Avenida Gal Costa
Autores: TCC – Engenharia de Tráfego e de Transportes Ltda, engenheiro Francisco Moreno e engenheira Lucimar Maschio Cardone

O projeto prevê a duplicação das avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e São Rafael, além da implantação de uma nova via de interligação da avenida Gal Costa com a Via Regional.

Divulgação
Ponte do Pituaçu

Ponte de Pituaçu
Autores: Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat e arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé)

A ponte sobre o Parque de Pituaçu é uma via intermediária entre a Avenida Paralela e a Avenida Otávio Mangabeira.

Resposta da prefeitura de Salvador

Em artigo intitulado "Deixem Salvador construir o seu futuro", o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, disse que um projeto do tamanho como o Salvador Capital Mundial só poderia ser executado em conjunto com a iniciativa privada. Porém, segundo ele, as propostas não são definitivas, podendo ser discutidas, avaliadas e modificadas, caso necessário. Além disso, afirma o prefeito, as empresas que irão realizar o plano urbanístico dos projetos serão escolhidas na forma que a lei determina. Confira, na próxima página, o artigo do prefeito na íntegra.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/origem-de-projetos-de-plano-urbanistico-causa-polemica-em-salvador-163328-1.asp

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