Postos para a vacinação sujos

 

A TARDE

 

Fonte: http://m.atarde.com.br/noticia/index.jsf?id=5605601&canalId=653

George Brito

13/08/2010 – 21:00
Postos para a vacinação sujos

 

Embora a empresa Fox do Brasil Serviços de Limpeza e Conservação Ltda. tenha pago ontem parte dos benefícios atrasados aos agentes de limpeza terceirizados do setor de saúde de Salvador, neste sábado, alguns postos ainda correm o risco de ficar sem higienização durante a campanha de vacinação contra a meningite e a poliomielite, considerou o diretor-executivo do sindicato da categoria (Sindilimp), Edson Araújo.

Ele explicou que a empresa, terceirizada pela prefeitura, assumiu o compromisso de depositar o dinheiro do transporte e do tíquete-alimentação referente a um mês, anteontem, para que, em contrapartida, os 350 trabalhadores voltassem ao expediente ontem. “Garantiram que à zero hora de hoje (sexta, 13) o dinheiro estaria na conta. Não estava. E muita gente largou o trabalho e voltou para casa. Eles só depositaram pela tarde. Acho que a maioria não vai comparecer amanhã (hoje)”, disse.

Dívidas

Segundo Edson, a empresa continua devendo salários e vales-refeição referentes a um mês. “Pagaram a metade”, disse. Como resultado, a greve dos agentes de limpeza não terminou oficialmente, o que pode comprometer a higienização das salas de vacinação. O diretor da Fox do Brasil, Frederico Monteiro Campos, deu a greve como terminada e disse desde anteontem que o dinheiro estava disponível na conta dos trabalhadores. “Pagamos um mês de vale-refeição e transporte e, na terça-feira, vamos pagar os salários”, afirmou.

A paralisação, iniciada na segunda semana de julho, já dura mais de um mês. “A greve continua, inclusive amanhã (hoje) tem paralisação e a vacinação pode não ocorrer”, afirmou Edson. A categoria sofre um atraso de três meses no pagamento dos salários e de dois no dinheiro do transporte. O atraso foi atribuído a uma falta de repasse dos recursos às empresas pela prefeitura.
A TARDE procurou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno sobre o andamento da vacinação que acontece hoje nem sobre o atraso do pagamento dos funcionários terceirizados.
Além dos agentes de limpeza, outros terceirizados da prefeitura estão em greve, como os trabalhadores do setor de educação e das estações de trem e de ônibus. Na próxima quarta-feira, 18, informou Edson Araújo, está marcada na sede da Prefeitura de Salvador uma reunião com os empresários para resolver novas negociações.
 A equipe de reportagem percorreu, na manhã de ontem, três postos de saúde nos bairros de Alto de Coutos, Federação e Alto das Pombas. Segundo os funcionários dos postos, em nenhuma das unidades a vacinação será suspensa, já que a programação está mantida.

Leia mais da edição de A TARDE deste sábado.

 

Anúncios

About the post

Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s