Bahia terá termelétrica a biogás de aterro Sanitário

O COMENTÁRIO DE DUDA DA BAHIA.
Até que em fim a Bahia corre atrás de melhorar a situação degradante que se encontra o nosso meio ambiente. Aproveitando o lixo domestico como energia sustentável mostrando que quando se quer fazer algo para o bem comum de todos se consegue. Sei que termo elétrica vai gerar renda e lucros, porém também sei que o seu funcionamento dará destino garantido ao lixo que poluem e deixa feias, as ruas de nossas cidades. Salvador é uma cidade que vem ganhando destaque no mundo todo pelo motivo de ser uma cidade suja é feia por conta da quantidade de lixo espalhados pelas ruas, e principalmente pela falta de educação do soteropolitano que já é considerado um povo porco e mau educado.
Leiam agora a matéria do Jornal Tribuna da Bahia.
__________

Cidade
Bahia terá termelétrica a biogás de aterro
Publicada: 22/03/2011 00:05| Atualizada: 21/03/2011 22:57
A capital baiana vai ganhar a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste, a Termoverde Salvador, que está localizada no aterro municipal, em São Cristóvão. A inauguração será amanhã (23), às 14h30, na sede da usina, com a presença do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e do presidente do grupo, Carlos Villa.
A Termoverde Salvador é um investimento de R$50 milhões do Grupo Solví, que atua nas áreas de gestão de resíduos e saneamento, presente em 13 estados brasileiros e no Peru, e que diversifica os negócios investindo no segmento de energia elétrica com o apoio do Banco do Nordeste (BNB) na construção da usina baiana.
A termelétrica tem potência de 19,73 MW e vai gerar energia limpa a partir do lixo doméstico depositado no aterro sanitário. A usina vai queimar o metano existente no biogás, em vez de queimá-lo diretamente na atmosfera, e produzir 150 mil MWh ao ano, o que representa atender 50 mil residências com energia elétrica sustentável.
A energia produzida do biogás de aterro pela Termoverde Salvador já é comercializada para cinco clientes do Nordeste e Sudeste brasileiro, entre eles, uma operadora de telefonia, uma rede de supermercado e três Shoppings Centers. “A gestão de resíduo é um segmento que dominamos, então, identificamos na produção do biogás de aterro mais uma oportunidade de diversificar os negócios, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, declara o presidente da Solví Valorização Energética, controladora da Termoverde Salvador S/A, Latino de Carvalho.
A Termoverde Salvador faz jus ao nome ao garantir a destinação adequada aos gases gerados pelo resíduo doméstico de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, que é depositado e tratado pela empresa Battre no aterro – o primeiro no mundo a obter crédito de carbono, no ano de 2004. O aterro tem mais de 30 hectares e, diariamente, são depositados 2,5 mil toneladas de resíduo doméstico no local.
A termelétrica a biogás não afeta a vegetação e a fauna; não altera a topografia existente; não gera odores; e não polui manancial e a atmosfera. Além dos benefícios ambientais, Latino de Carvalho explica que, “ao contrário dos consumidores domiciliares, que não têm direito de escolher a sua geradora de energia, as empresas podem adquirir eletricidade do setor privado, resultando em economia de até 20% na tarifa paga. E isso, graças ao incentivo do poder público”.
A Termoverde Salvador foi construída em uma área de 7.000m² e teve autorização da Aneel para iniciar a operação em dezembro de 2010. A termelétrica é composta de usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038KW cada; unidade de tratamento do biogás; subestação elevadora e linha de transmissão de 7,8km que liga a usina à rede elétrica brasileira através da Coelba para chegar às empresas consumidoras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s