Caveirão da PM de Salvador, falha em primeira ação no Nordeste de Amaralina.‏

Caveirão da PM falha em primeira ação

Carro ficou parado para manutenção durante a operação no Nordeste de Amaralina

  • Fonte: Portal da Metrópole
  • 25/03/2011 17h54

zoom

A ação policial realizada nesta quinta-feira (25), no Nordeste de Amaralina, contou com a presença do carro blindado da Polícia Militar, o VAT, rebatizado de Caveirão. Na primeira saída do blindado ele não funcionou como o esperado. Em mais de duas horas que a equipe da Metrópole permaneceu no local o veículo não funcionou.

Um mecânico estava debruçado sobre o motor tentando fazê-lo funcionar. Até um equipamento que mede a corrente da bateria foi utilizado. A assessoria da Polícia Militar minimizou o problema e informou que a falha não chegou ao conhecimento deles.

PM apresenta carro blindado nos moldes do ”Caveirão” na 2ª-feira

Novo blindado foi doado por uma empresa de segurança privada à SSP-BA

  • Fonte: Tiago Nunes – Portal da Metrópole
  • 17/12/2010 09h05

zoom

O Grupo Batalhão de Choque (CHOQUE), unidade de elite da Polícia Militar da Bahia, apresenta na segunda-feira (20) um grande reforço para a atuação em operações policiais de alto risco, um carro blindado, nos mesmos moldes do ”Caveirão” carioca. No Rio de Janeiro, esse tipo de veículo é utilizado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar.

O ”Caveirão” baiano ainda não foi batizado, entretanto, especulasse que pode ser rebatizado como ”Miseravão”. O blindado foi doado por uma empresa de segurança privada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado. O veículo fará parte dos equipamentos especiais do Choque, e será utilizado em operações especiais de transportes de equipamentos operacionais em áreas de alto risco onde há o uso de armas de alto calibre.

O blindado, no estilo tanque de guerra, pode adentrar em qualquer área, independentemente do tipo de terreno. A expectativa da PM é que se faça um treinamento de aplicação operacional do veículo – que envolve operações de tiro embarcado e tiro do interior do veículo.

Polícia Militar ganha helicóptero blindado que poderá fazer voos noturnos; veja

“Caveirão do Ar” passou de azul escuro para um tom verde acinzentado: um tipo de camuflagem

  • Fonte: G1
  • 03/02/2011 14h41

zoom

O primeiro “caveirão do ar” totalmente blindado da Polícia Militar está previsto para pousar às 17h na base aérea do Aeroporto Galeão, na Ilha do Governador, no Rio. O helicóptero é um modelo Huey, da empresa americana Bell.
A aeronave, de acordo com o major Rodrigo Sanglard, do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM), é parecida com o modelo adquirido pela Polícia Civil, mas foi adaptada para atender às necessidades da corporação. Uma das mudanças é a coloração, que passou de azul escuro para um tom verde acinzentado. A cor, segundo ele, pode mudar de acordo com o ângulo, o que serve como uma espécie de camuflagem.
Novidades
O novo “caveirão do ar” é maior do que os helicópteros da frota atual da corporação e pode transportar até 13 tripulantes. A aeronave vai ajudar em ações do Batalhão de Operações Especiais (Bope) contra o crime a também em resgates, como os que a PM realizou em janeiro, na tragédia da Região Serrana.
Além disso, foi instalado um gancho, para transporte da tropa e de equipamentos. “É uma alça para o desembarque rápido, em locais onde não tem área para pouso, em até 15 metros de altura. Esse sistema é muito utilizado em áreas de conflito e em ações da Defesa Civil” afirmou o major.
Outra novidade é que o novo modelo permite operações noturnas. “Isso permite fazer um voo cego”, afirmou o coronel Lima Castro, relações públicas da PM.
Segundo o major, quatro pilotos do GAM receberam treinamento especial nos Estados Unidos, durante 15 dias, para comandar a máquina. O GAM e a PM não informaram o valor pago pelo helicóptero.

fonte: http://www.radiometropole.com.br/noticias/index_noticias.php?id=VGxSWmVFMUVaejA9

Anúncios

About the post

Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s