Duvidas Sobre o Minha Casa Minha Vida. Vamos Tirar Essas Duvidas Já.

Alguns critérios para participar do Programa “Minha Casa, Minha Vida”

HABITAÇÃO PARA FAMÍLIAS COM RENDA DE ATÉ 3 SALÁRIOS MÍNIMOS

Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal, em parceria com estados, municípios, empresas e movimentos sociais que vai construir 1 milhão de novas moradias para a população. Dessas, 400 mil serão destinadas a famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos (isto é, até R$ 1.395,00).

Veja tudo o que você precisa fazer para se cadastrar no programa e aproveitar essa oportunidade única de conquistar sua casa própria com condições muito especiais.

O que você precisa fazer para comprar sua casa pelo programa minha casa, minha vida?

A Prefeitura é quem divulga oportunamente as inscrições do programa no município.

O que será analisado para você ser selecionado?

– Documentos pessoais

– Comprovação de renda formal ou informal

Quem não pode ser beneficiado pelo programa?

– Quem já foi beneficiado por outro programa de habitação social do governo federal.

– Quem já tem casa própria ou financiamento habitacional em qualquer estado brasileiro.

Qual o valor das prestações?

– A prestação mensal será de 10% da renda familiar.

– O valor mínimo da prestação é de R$ 50,00.

– Por exemplo: Se uma família recebe R$ 800,00 reais por mês, a prestação será de R$ 80,00; se outra família recebe R$ 1.390,00, vai pagar uma prestação de R$ 139,00.

– Não haverá cobrança de seguro por Morte e Invalidez Permanente – MIP ou Danos Físicos do Imóvel – DFI.

Quando as prestações começam a ser pagas?

– Não é preciso dar entrada ou pagar taxa de inscrição. As prestações só começam a ser pagas após a entrega do imóvel, quando o morador se mudar para a nova casa. Assim, ele não vai precisar pagar o aluguel e o financiamento da casa ao mesmo tempo.

Quantos anos o beneficiário tem para pagar a sua casa?

– Dez anos.

Como serão os imóveis?

– Serão casas ou apartamentos produzidos por empresas da construção civil e contratadas pela CAIXA.

HABITAÇÃO PARA FAMÍLIAS COM RENDA DE 3 A 10 SALÁRIOS MÍNIMOS.

Para familias com renda de 3 a 10 salários mínimos (de R$ 1.395,00 até R$ 4.650,00) serão construídas 600mil casas. O programa oferece muitas vantagens, como aumentos dos subsídios (que pode chegar a R$ 23.000,00), redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor da Habitação.

Quem pode solicitar o financiamento?

– Quem não possui financiamento habitacional pelo SFH – Sistema Financeiro da Habitação.

– Quem não recebeu, a partir de 1° de maio de 2005, desconto pelo FGTS em qualquer financiamento.

– Quem não possui imóvel residencial.

Qual é o valor máximo do imóvel financiado?

– O valor do imóvel não poderá ser maior que R$ 130 mil nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro e no Distrito Federal; R$ 100 mil nos municípios com mais de 500 mil habitantes, demais regiões metropolitanas das capitais e RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal; e R$ 80 mil nos outros municípios.

O que será avaliado para que o seu financiamento seja aprovado?

– Documentos pessoais (carteira de identidade e CPF).

– Ficha de cadastro habitacional.

– Comprovação de renda formal ou informal:

• IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física

• Análise cadastral

– Análise de risco de crédito e de capacidade de pagamento, que será realizada pela CAIXA, após a entrega dos documentos.

Qual a percentagem do imóvel que pode ser financiada?

– O financiamento poderá ser de até 100% do imóvel. A Entrada é opcional.

Como será pago o financiamento?

– Em até 30 anos, com taxas de juros reduzidas, que variam conforme a renda da família. Para aquelas que ganham até cinco salários mínimos, a taxa será de 5% ao ano mais TR – Taxa Referencial. Já para aquelas que recebem entre cinco e seis salários, a taxa será de 6% ao ano mais a TR. Finalmente, famílias com renda entre seis e dez salários mínimos vão pagar uma taxa de 8,16% mais a TR.

Como serão calculadas as prestações?

– A prestação inicial será calculada de acordo com a capacidade de pagamento da família e recalculada anualmente. Mais detalhes poderão ser obtidos por meio do simulador da habitação, disponível no site da CAIXA, http://www.caixa.gov.br.

O que ocorerrá se o beneficiário perder o emprego durante o financiamento?

– Uma novidade do Minha Casa, Minha Vida é o Fundo Garantidor, que refinancia parte das prestações, caso o beneficiário perca o emprego. O número máximo de prestações, caso o beneficiário perca o emprego. O número máximo de prestações garantidas por esse fundo varia de 12 a 36, de acordo com a faixa de renda. Para ter acesso ao fundo, a pessoa deverá estar em dia com as prestações e ter pago, pelo menos, as seis primeiras prestações.

É preciso pagar para registra o imóvel?

– Sim. Mas o programa Minha Casa, Minha Vida prevê descontos nos custos de registro de imóveis.

Fonte: CEF (Caixa Econômica Federal)

About the post

Informe Geral

16 Comments

Add yours →

  1. gostaria de ser informada como min escrever nesse programa do governo por favor

    • tenho um plano p/ comprar minha casa mas os donos dos imoveis nao relata o valor quem recebe mais de3 salarios

      • Por favor, seja, mas clara nas perguntas para melhor poder responder é que eu não entendi o que a amiga queria saber. Porém sobre o valor de um imóvel que alguém pretende comprar, o dono interessado pela venda deve sim dizer o valor do imóvel como também apresentar documentos de quitação e de propriedade. Tudo deve ser feito com o maior cuidado possível para se evitar prejuízos no futuro.

  2. quero mim cadastrar o que eu possso fazer pra mim cadastrar nesse programa estou muito presisando.

  3. Programa minha casa minha vida,levei toda a documentação porém foi colocado em minha inscrição que eu estava desempregado isso pode alterar algo ,assim posso não receber?
    Qual o tempo médio para receber esse imovel ?

  4. Maria Lucia Silva Bahia 26 de novembro de 2012 — 22:57

    gostaria de me cadastrar na minha casa minha vida,trabalho de carteira assinada,moro de aluguel,tenho uma renda fixa de 1.050,00 mensalmente como faço pra participar?.

  5. Fiz a escriçao foi chamado 50 pessoas e não fizerão a casa ainda a prefeita ja ganhou as verbas .no valor um milhão e duzentos mil reais.mais to com medo que nois passe pa traz porque esse meis de janeiro entrou outro prefeito,e as casa ja era p ter começado no meis d dezembro ate agora nada me responda sera q embouso todo esse dinheiro e vai deixar nos chupando o dedo ah

  6. Olá! Boa noite. Faz algum tempo que eu tento fazer minha inscrição no programa minha casa, minha vida, sempre sem exito. É uma necessidade pra mim, alé disso eu preciso muito fazer este sonho virar realidade, por um simple motivo: Eu quero ter minha casa, eu preciso de um teto que eu possa chamar de “MINHA CASA” como é muito dificil, por favor quem ler este e-mail, por favor me ajude, me dizendo o que eu devo fazer para me inscrever neste programa e realizar o meu sonho, o sonho da casa propria.

  7. eu gostaria de sabe ..eu comprei meu apartamento pala minha casa minha vida..em são jose dos pinhais e naõ adaptei com a cidade…a possibilidade de eu conseguir passar o meu imovel …em um outro lugar, equi perto mesmo em pinhais.sem estar quitado.qual a possibilidade

    • Solange!
      Há uma regra para quem é contemplado no minha casa minha vida. E uma dessas regras é a proibição da venda do imóvel. que segue as seguintes recomendações(A Caixa diz o seguinte: A partir do momento em que ela comprou uma casa pelo programa, se ela se desfizer, sair daquela casa, isso fica registrado no cadastro único, cadastro de mutuários. A pessoa não vai ter mais direito a nenhum subsídio, nenhum programa social do governo.) Portanto minha cara Solange fique atenta para não cometer erros e cair nas garras do arrependimento. Obrigado pela sua confiança e tenha uma ótima semana. E a sua pergunta foi muito boa e de suma importância para que possamos esclarecer as outras pessoas.

  8. ola, fui sorteada pelo programa da prefeitura da minha cidade pelo minha casa minha vida, e renda de até 1.600 minha duvida é a seguinte: Tenho carro financiado no meu nome e meu marido tem firma aberta no nome dele. Essa firma não é movimentada a 10 anos, faliu porém ele não fechou. Tem algum problema e risco nisso?

    • vanessa

      Muito boa essa sua duvida e como adoro pesquisar e incomodar fui buscar as resposta e fiquei sabendo o seguinte (Sim, você pode. Mas existe a regra de ouro do financiamento imobiliário de que a prestação deve corresponder a no máximo 30% da sua renda bruta. Você também não pode ter restrições em SPC, Serasa etc
      E oura coisa importante. Se você tem muitos empréstimos contratados, talvez isso prejudique o valor máximo a ser financiado de acordo com a análise financeira feita pela Caixa. Mas não necessariamente irá impedir a contratação.) E nem a sua contemplação de um imóvel no programa. Pode ficar tranquila.

  9. juraildes de sousa ramos 5 de dezembro de 2014 — 11:18

    Eu fiz um cadastro no programa minha casa minha vida da prefeitura de palmas Tocantins onde eu moro mas quando foio dia de receber o docier da caixa econômica eu não fui aprovada meu esposo recebe 2.300 e não passei no programa sou cardica grave e noro nu barraco de favor meus remédio são caros acho que pessoas com um caso desse deveria pasar no programa da minha casa minha vida. Obrigado tenha um bom dia!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Juraildes de Souza
      Um Feliz Ano Novo para você e que o Ano de 2015 seja de muitas vitorias e de realizações. Também desejo que os seus sonhos sejam realizados.

      2.300 Reais ultrapassa o valor exigido pelo programa! por isso você ficou fora! Infelizmente.
      Minha Casa Minha Vida para renda de três salários mínimos
      O sonho de praticamente todo mundo é garantir a casa própria e dessa forma conseguir sair do aluguel e principalmente montar a casa do jeito que quer. O projeto Minha Casa Minha Vida é o grande responsável por beneficiar milhares de pessoas que querem sair do aluguel e realizar o grande sonho da casa própria. O programa pretende beneficiar cada vez mais famílias, graças a ele, milhares de pessoas já possuem a chave da casa própria, veja aqui como funciona o programa para família com renda de até 3 salários mínimos.

      Minha Casa Minha Vida renda de até 3 salários mínimos
      Foi disponibilizado pela Caixa Econômica Federal todos os termos de adesão do projeto Minha Casa Minha Vida, além disso, foi disponibilizado também o modelo de instrução que é responsável por todas as explicações a respeito da maneira que o projeto vai funcionar, o que é preciso e tudo mais, aqui você vai ter acesso a todas as informações importantes a respeito do Minha Casa Minha Vida.
      As pessoas físicas que possuem uma renda mensal que varia de 0 salários mínimos até 3 salários mínimos pode realizar os cadastro nos estados e municípios, cada município terá as datas bem divulgadas, dessa forma é impossível perder o dia de inscrição, serão ao todo 400 mil moradias para as pessoas que possuem a renda salarial de 0 até 3 salários mínimos, é importante lembrar que não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

      Como participar do Minha Casa minha Vida até 3 salários mínimos?
      Como já foi falado anteriormente, as inscrição são feitas nos estados e municípios, pode participar do projeto Minha Casa Minha Vida, as pessoas que:

      • Não foram beneficiadas anteriormente em programa habitacional do governo
      • Pessoas que não possuam nenhuma casa própria ou financiamento ativo.
      O candidato irá apresentar toda a documentação pessoal para o agente financeiro e após disso a assinatura do contrato será realizada na hora da entrega do empreendimento.

      Como é feita a seleção de projetos do Minha casa Minha Vida
      Para as famílias que possuem renda mensal que varia de 0 ate 3 salários mínimos são priorizados os projetos de regiões que recebem um impacto de grandes empreendimentos, como por exemplo usinas ou então as hidrelétricas.

      Valor das parcelas da Minha Casa Minha Vida
      O valor mínimo de parcelas para o Minha Casa Minha Vida é de R$50,00, para as pessoas que recebem mais de 1 salário, por exemplo, o valor da parcela será de 10% sobre o valor da renda mensal, sempre respeitando o valor mínimo de R$50,00. É importante lembrar que as famílias que possuem a renda de até 3 salários mínimos estão livres das taxas de cartório. Para maiores informações acesse o site http://www.caixa.gov.br/.

      Amiga, um salario de 2,300 e uma economia planejada, em pouco tempo você e seu esposo construirão uma casa bem melhor e melhor planejada que a do programa Minha Casa Minha Vida.
      Eu estarei aqui torcendo por vocês.

      Duda da Bahia.

  10. Olá gostaria de tirar a dúvida . fui contemplada no programa minha casa minha vida faixa1,mais não pude escolher meu apartamento, porque fiquei na suplência, e quando cheguei na prefeitura pra assinar meu contrato e pegar minha chave , disseram que só tinha apartamento no térreo, aí fiquei com o térreo mesmo , pois não podia escolher outro .
    Queria saber se posso fazer uma troca de apartamento , noesmo local sóqie em bloco é andar diferente ?,pois tem pessoas que querem trocar?obrigada aguardo resposta

    • Minha cara amiga Patricia.

      A sua resposta me deixou muito interessado em uma resposta. E fiz uma consulta, porém os advogados os quais eu consultei. Disseram que pode até, ter uma possível possibilidade. Porém se deve antes ir ao local onde se escreveu ou onde recebeu o imóvel Para uma apurada informação presencial. Pois minha amiga são muitas as regras do programa. Eu em particular, acho que você deve ficar com esse conforme Deus te reservou! Faça um exame de se mesma e veja se vale apena fazer uma suposta troca e ter prejuízo como r nenhum lucro.

Deixe um comentário

