Nova unidade de saúde vai atender 16 mil pessoas em Castelo Branco

USF. VILA CÂMBONAS INAUGURADA EM 12 de MAIO DE 2016.
*****

Nova unidade de saúde vai atender 16 mil pessoas em Castelo Branco

USF Vale do Cambonas foi inaugurada na manhã desta quinta-feira

Amanda Palma (amanda.palma@redebahia.com.br)
12/05/2016 12:32:00

Atualizado em 12/05/2016 15:18:56

Um lugar considerado um vazio em assistência à saúde prejudicava a vida de muitos moradores que vivem no entorno da Via Regional. “A gente tinha que ir para outros bairros para procurar atendimento. Ir para Sete de Abril ou até ir na UPA de Brotas”, contou a dona de casa Marli Fonseca, 53 anos, que mora no Loteamento Daniel Gomes.

Agora, basta ela atravessar a rua e poderá ter acesso aos serviços básicos de saúde. A Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Cambonas foi inaugurada na manhã desta terça-feira (12), com estrutura capaz de atender 16 mil pessoas que vivem na região da Via Regional. A USF poderá realizar, em média, 500 atendimentos diários.

“Eu preciso de remédios para pressão e açúcar, como estou com esse problema na perna, fica complicado ficar pegando ônibus, indo para outros bairros. Agora ficou mais perto”, disse o aposentado Antônio Jorge Ferreira, 60, que tem diabetes e também mora na Via Regional.

Na unidade, os moradores vão ter atendimento de médicos generalistas, odontólogos e enfermeiros. Serão ofertados os serviços de farmácia, vacina, coleta de exames laboratoriais, nebulização, entre outros. Ao todo, 15.500 moradores já foram cadastrados pela Secretaria Municipal da Saúde para receber acesso livre na unidade.

Durante a inauguração da unidade, o prefeito ACM Neto explicou porque o local foi escolhido para a implantação da USF. “Foi um local escolhido por causa da conexão com essa área da cidade, que tinha pouca assistência. As pessoas precisavam ir para outros lugares para ter um atendimento médico e agora elas podem fazer aqui”, explicou.

O prefeito também fez um balanço dos investimentos em saúde. “Somente esse ano vamos investir R$ 149 milhões a mais. Conseguimos triplicar a cobertura de atenção básica de saúde, contratamos mais de 3.500 profissionais para atender em toda cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal da Saúde (SMS), José Antônio Rodrigues, os investimentos na região vão continuar sendo realizados. “Falta só mais um posto de saúde, que vai dar seguimento à ampliação de serviços. Vamos continuar investindo nessa área, temos que ser mais sensíveis nessa expansão, dando sempre um pouco mais de nós”, disse o secretário.

Investimentos
Nas proximidades da USF será construída uma praça para atender à comunidade, que vai contar com parque infantil, equipamentos de ginástica e paisagismo. “Tivemos a preocupação com o entorno também para dar uma qualidade de vida melhor aos moradores”, disse o prefeito.

Além disso, o programa Morar Melhor também deve começar a ser realizado na localidade. O programa, que reforma moradias populares, contempla quatro melhorias, das quais o contemplado terá que escolher três: pintura, reboco e chapisco (revestimento de parede); kit banheiro (vaso sanitário e uma pia); esquadrias (porta e janela) e telhados. Cada obra por família pode custar até R$ 5 mil.

Anúncios

About the post

Informe Geral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s